CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM LAJEADO

Tema: Contextos e perspectivas na Educação Profissional

Mesa Abertura
Mesa de Abertura

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) promoveu em parceira com a Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), o Seminário: Contextos e Perspectivas na Educação Profissional, no dia 24 de outubro de 2024, em Lajeado (RS). O evento foi transmitido, em tempo real, pelo canal do CEEd/RS, no YouTube.

Colegiado 24 10 2024
Colegiado - Seminário Edqucação Profissional - Foto: CEEd/RS

O CEEd/RS, Órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo do Sistema Estadual de Ensino, dentre suas atribuições, propõe-se a realizar programações que oportunizem o conhecimento pela sociedade gaúcha, de seu trabalho e da importância para a qualidade e equidade do ensino, ofertado pelos estabelecimento de ensino, integrantes do Sistema Estadual.

Colegiado e Assessore  24 10 2024
Seminário Educaçãoi Profissiinal 24 10 2024 - Foto: CEEd/RS

Assim, nessa quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, chegou a vez do Vale do Taquari, região tão importante economicamente para o Estado, que ainda se recupera da calamidade climática que assolou o estado, no mês de maio de 2024, de receber o Conselho Estadual de Educação do RS.

A Comissão de Educação Profissional do CEEd/RS está construindo minuta sobre diretrizes complementares para oferta de educação profissional, nos estabelecimentos de ensino, integrantes do Sistema em Estadual de Ensino.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1096, prepara o educando para o exercício de profissões técnicas, possibilitando o ingresso do jovem no mercado de trabalho, mais cedo, além de deixá-lo, também, preparado para a continuidade de estudos em nível superior, se assim o desejar.

Os cursos técnicos desempenham um papel fundamental na capacitação profissional, refletindo diretamente na economia local, regional e nacional.

Mesa de Abertura
Mesa de Abertura - Foto: CEEd/RS

A Mesa de Abertura do evento contou com o Presidente do CEEd/RS, Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha; 1ª Vice-Presidente, Conselheira Nirlene Aparecida Silveira Boeri; 2ª Vice-Presidente, Conselheira Sandra Beatriz Silveira; Coordenadora Regional de Educação da 3ª CRE, da 3ª CRE, Professora Cássia Benini; e da Reitora da UNIVATES, Dra. Evania Scheneider.

Palestra Conselheira  Ana Rita  24 10 2024
Palestra Conselheira Ana Rita 24 10 2024 - Foto: CEEd/RS

A programação do dia compreendeu: palestra da Conselheira Ana Rita Berti Bagestan, Coordenadora da Comissão de Educação Profisssional (CEP) do CEEd/RS, mediada pelo Conselheiro Oswaldo Dalpiaz, membro integrante da CEP, com o tema: “Diretrizes para a Educação Profissional”.

Seminário Educação Profissional  24 10 2024
Seminário Educação Profissional 24 10 2024 - Foto: CEEd/RS

Na sequência, aconteceu a “Roda de Conversa”, com o tema, “A oferta da Educação Profissional diante dos desafios educacionais”, com a participação da Senhora Profª Raquel, Superintendente Adjunta da SUEPRO/RS, Prof. Carlos Milioli, SINEPE/RS e Profª. Edi Fassini.

Painel  Seminário    24 10 2024
Painel Seminário 24 10 2024 - Foto: CEEd/RS

Na parte da tarde, aconteceu o Painel: “A Educação Profissional na perspectiva do desenvolvimento Regional”, Coordenado pelas Conselheiras, Sandra Beatriz Silveira, 2ª Vice-Presidente e Márcia Sartor Coiro, membro de Comissão de Educação Profissinal. Contou com as falas da Profª Dra. Cíntia Agostini, Coordenadora do COREDE do Vale do Taquari; do Prof. Luis Carlos Cosman, Diretor da Escola Estadual Celeste Gobbato e da Conselheira Ana Rita Berti Bagestan, Coordenadora da Comissão de Educação Profissional (CEP), do Conselho.

Ao final de cada uma das atividades (manhã e tarde), foi disponibilizado um tempo para o diálogo entre o público presente e os painelistas.

O evento contou com a participação de coordenadores e assessores das Coordenadorias Regionais de Educação da 3ª CRE, Professora Cássia Benini; 6ª CRE, Professor Luiz Ricardo Pinho de Moura; 20ª Jogelci do Carmo Machado de Oliveira. Também estiveram representados, os mantenedores de escolas privadas, do Sistema de Ensino Gaúcho- SEG; Rede Sinodal; Universidade Regional Integrada do Alto Taquari - URI,  da Universidade  de  Santa Cruz do Sul –UNISC, da QI Faculdade & Escola Técnica. Presentes também  representação de escolas estaduais, em especial aquelas que ofertam cursos técnicos de nível médio, sob a jurisdição da 3ª, 6ª e 20ª CREs; Diretores de escolas públicas e privadas, professores, público em geral.

A delegação do CEEd, presente ao evento, foi composta pelo Senhor Presidente, Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, e os Conselheiros(as), Ana Rita Berti Bagestan, Fabiane Cristina Martins de Oliveira, Nirlene Aparecida Silveira Boeri, Oswaldo Dalpiaz, Sandra Beatriz Silveira, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca. Acompanharam os Conselheiros(as) a Secretária-Geral, a Coordenadora da Assessoria Técnica e a Chefe de Gabinete, bem como, assessores técnicos da Comissão de Educação Profissional do CEEd/RS e assessoria administrativa.

Segundo o Presidente, Conselhleiro Antônio, a  atividade  teve a intenção de realizar um momento de reflexão e debates, sobre a oferta da educação profissional e acredita que conseguimos atingir esse objetivo. Diz ainada, "foi um dia muito rico e especial, conseguimos ter um ambiente de estudos e reflexões significativas sobre a promissora oferta da educação profissional".