NOTA DE REPÚDIO
Ato de racismo inaceitável
Publicação:
O Conselho Estadual de Educação do RS -CEEd/RS manifesta seu forte repúdio ao ato de racismo ocorrido com o Assessor Administrativo deste Conselho, Jocelias Silva da Costa, na manhã do dia 30 de novembro de 2024, nas dependências da loja Top Charme, situada na Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, Jocelias, após efetivar o pagamento da mercadoria que havia comprado (fone de ouvido e porta celular), ao encaminhar-se para a saída, foi abordado por um segurança do estabelecimento que o indagou “se não iria pagar o relógio que estava em seu pulso”. Jocelias respondeu ao segurança da loja que o relógio era dele e que o segurança deveria conferir nas câmeras internas da loja.
Após tamanho constrangimento, agressão moral e ato racista, Jocelias registrou Boletim de Ocorrência na Policia Civil.
Diante desse relato, REPUDIAMOS ESSE ATO RACISTA, dos seguranças dessa Loja, no Centro Histórico de Porto Alegre, em pleno mês do Novembro Negro.
O Conselho Estadual de Educação do RS -CEEd/RS solidariza-se com o cidadão, negro, Jocelias Silva da Costa, e queremos nos somar às ações pela EXIGÊNCIA DE RETRATAÇÃO PÚBLICA desse estabelecimento e de seus funcionários, pelos atos de racismo praticados contra nosso Servidor.
Ao colega Jocelias, nossa solidariedade e o nosso compromisso na busca de RETRATAÇÃO e que sejam tomadas as providências cabíveis pelos órgãos de JUSTIÇA.
Porto Alegre, 04 de dezembro de 2024.