Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS PROMOVEU LIVE

AMBIENTE ESCOLAR E FOCO NA APRENDIZAGEM: a regulação do uso dos dispositivos móveis

Publicação:

Participantes da live  21 05 2025
Participantes da live 21 05 2025 - Foto: CEEd/RS

Na última terça-feira (21/05), o Conselho Estadual de Educação do Sul (CEEd/RS) realizou live proposta e organizada pela Comissão Especial do Regime de Colaboração, que conta com um Grupo de Estudos e Debates Permanente (GEDP), integrado por representantes indicados pela Secretaria Estadual de Educação, da UNDIME/RS, da UNCME/RS, da FAMURS e do SINEPE/RS.

A live teve como tema, AMBIENTE ESCOLAR E FOCO NA APRENDIZAGEM: a regulação do uso dos dispositivos,  e foi pensada a partir da Lei 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que “Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica”; do Decreto nº 12.385, de 18 de fevereiro de 2025, que regulamenta a lei federal e da Portaria SEDUC/RS nº 128, que regulamenta a utilização  dos dispositivos móveis pessoais.

Presidente do CEE  RS
Presidente do CEEd/RS - Foto: CEEd/RS

A atividade contou com a abertura da Senhora Presidente do CEEd/RS, Conselheira Fátima Anise Rodrigues Ehlert, com as falas, da aluna Luiza Suarez, Vice-Presidente da UBES, que fez manifestação sob a ótica dos alunos; da Diretora da E.E.E.Fundamental Afonso Pena, em Frederico Westhalen, Profª Cecília R.Bondan; da  Diretora do Colégio La Salle Medianeira, em Cerro Largo, Profª Simoni Priesnit; da diretora da  E.M.E Fundamental Santa Cruz, em Farroupilha, Profª  Fernanda Aguiar;  da Senhora Veroni Oliveira, Presidente do CPM  da E.E.E.Básica Presidente Roosevelt, em Porto Alegre/ ACPM Federação. As diretoras fizeram ricos relatos sobre as medidas tomadas pelas escolas e seu impacto no comportamento dos estudantes.  Na sequência, fez uso da palavra, a jornalista Bruna Provenzano, especialista nessa matéria, que comentou as falas anteriores e ressaltou  aspectos da Resolução CNE/CEB nº 2, de 21 de março de 2025. A Atividade foi mediada pela Coordenadora da CERC, Conselheira Márcia Sartor Coiro e contou com a presença da Conselheira Marcia Adriana de Carvalho, 2ª Vice-Presidente do Conselho, que também integra a Comissão juntamente com as Conselheiras:  Fabiane Cristina Martins de Oliveira, Helenir Aguiar Schürer, Nirlene Aparecida  Silveira Boeri, Sandra Balbé de Freitas, Sandra Beatriz Silveira e o Conselheiro  Bruno Ferreira.

A live teve uma audiência  de em torno de 100 pessoas. Acredita-se que, dada a repercussão positiva, a atividade  deverá ser visitada no Canal do CEEd/RS, no YouTube, por muitas pessoas interessadas na temática. Dentre as pessoas que assistiram em tempo real, destacamos representantes da Secretaria Estadual de Educação do RS, das Secretarias Municipais de Educação, dos Conselhos Municipais de Educação, das Coordenadorias Regionais de Educação, de Escolas públicas e privadas, do SINEPE/RS, da UNCME/RS, da ASSERS, da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL/RS, do Conselho Estadual de Educação do ACRE, além de Conselheiros/as, assessores técnicos e administrativos do  do CEEd/RS.

A atividade, sem dúvida, contribuirá para futuros debates e reflexões sobre o impacto que a medida legal está provocando no ambiente escolar e consequentemente na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul