Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS PROMOVE ATIVIDADE NA EXPOINTER 2023

PAINEL: Desafios à educação e à sustentabilidade"

Publicação:

Abertura Evento EXPOINTER
02132948-abertura-evento-expointer.jpg - Foto: CEEd/RS
Por CEEd/RS

Na manhã do dia 1º de setembro de 2023, sexta-feira última, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul realizou, pela segunda vez consecutiva, atividade na 46ª EXPOINTER, edição 2023.

CEEd
Painel acontece no dia 1º de setembro no Parque da Expointer.

A atividade foi realizada com o apoio da Comissão Especial do Regime de Colaboração (CERC), integrada pelos Conselheiros(as):  Sandra Silveira (Coordenadora), Carla Tatiana Labres os Anjos, Diego Dartagnan da Silva Tormes, Dulce Miriam Delan, Nirlene Aparecida Silveira Boeri, Rosa Maria Pinheiro Mosna e Sandra Balbé de Freitas. A Comissão conta com o Grupo de Estudos de Debates Permanente (GEDP), constituído de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME-RS, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-RS, da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-RS, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado – Sinepe/RS.

Palestrante e Presidente Fátima
02210242-palestrante-e-presidente-fatima.jpg - Foto: CEEd/RS

O encontro constituiu em um painel intitulado “Desafios à educação e à sustentabilidade no antropoceno”, tendo como palestrante o Prof. Dr. JEFFERSON MARÇAL DA ROCHA , Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Alegrete (1989), tendo mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) - Bolsa CNPq (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente professor da FACED/UFRGS.

A Mesa de Abertura foi constituída pela anfitriã, Presidente do Conselho, Professora Fátima Anise Rodrigues Helert; pela Professora  Katyucha do Amaral Fagundes, Diretora do Departamento de Mobilidades e Atendimento Especializado, da Subsecretaria do Desenvolvimento da Educação da Seduc/RS,  representando a Senhora Secretária de Estado da Educação,  Professora  Raquel Teixeira; pela Senhora  Maria Cristina Sandim Conrad – 1ª Vice-Coordenadora da Uncme/RS; pela Senhora Mariela Ines Secchi, Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul – SEMA e pelo Conselheiro Ruben Werner Goldmeyer, representando neste ato o Sindicato do Ensino Privado - Sinepe/RS.

A Conselheira Fátima saudou os integrantes da Mesa, concedendo-lhes o uso da palavra para breve manifestação. Saudou também, às  demais autoridades presentes.

Conselheiros EXPOINTER 2023
03193906-conselheiros-expointer-2023.jpg - Foto: CEEd/RS

Agradeceu  aos membros da   Comissão Especial do Regime de Colaboração, por terem aceito o  desafio de participar deste painel junto à Expointer, um importante espaço, porque acreditamos que Educação deva ser pauta em todos os espaços, porque temos muito a refletir, compartilhar e inovar. Saudou também, a Senhora Mara Maria Valandro, Coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional de Educação bem como, os Conselheiros(as), Carla Tatiana Labres dos Anjos (2ªVice-Presidente do CEEd/RS),  Antônio Maria Melgarejo Saldanha, Carmem Luci da Silva Figueiró, Diego Dartagna Tormes, Nirlene Aparecida Silvira Boeri, Rosa Maria Pinheiro Mosna, Ruben Werner Goldmeyer, Sandra Beatriz Silveira e Sônia Maria Seadi Veríssismo da Fonseca.

Ressaltou que o  Regime de Colaboração encontra fundamentos legais na Constituição Federal de 1988; na Constituição Estadual do RS de 1989; no Plano Nacional de Educação; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996; no Plano Estadual de Educação; em Pareceres do Conselho Nacional de Educação; na Lei estadual nº 10.576/1995, que dispõe sobre gestão democrática do ensino público e dá outras providências;  no Decreto estadual nº 36.586/1996, que instituiu o Grupo de Assessoramento previsto em lei estadual, com o objetivo de estabelecer e orientar o regime de colaboração entre o Estado e os municípios, visando à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

A atividade contou com bela apresentação  da  MÍSTICA “O Trabalho que move o campo”, representada pelos estudantes das escolas do campo do RS.  A Mística  congrega alunos de todo o Estado, estudantes de 15 escolas do campo da rede estadual que estão apresentando seus projetos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com foco na preservação do ecossistema, empreendedorismo e rentabilidade.                   

Destaca-se  a preocupação deste Conselho com as questões do  meio ambiente e sua  sustentabilidade, como contribuição  exarou, em 10 de novembro de 2021, a Resolução CEEd nº 363, que estabelece as Diretrizes Curriculares Estaduais para Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Público
02210449-publico.jpg - Foto: CEEd/RS

O CEEd/RS, sobre a matéria, apresentou diretrizes para o Sistema Estadual de Ensino, para os parceiros do regime de colaboração e para toda sociedade gaúcha, construídas a partir de referenciais conceituais e legais, bem como a partir de escutas e debates com várias instituições e especialistas. Destacamos  a presença de dois Conselheiros Relatores da normativa, o Cons. Antônio Melgarejo Saldanha e o ex-Conselheiro Gabriel Grabovski, que, juntamente com a ex-Conselheira Lucia Camini, elaboram o texto aprovado pelo Colegiado.

Sabemos que o Brasil possui legislação de educação ambiental. O que nos falta é uma prática vivencial e institucional nas escolas, universidades e instituições da sociedade. Gestores e educadores, que possuem uma função de influência, devem assumir a responsabilidade em promover a EA em todos os lugares e momentos.

A atividade, proposta pelo CEEd/RS,  para essa manhã, objetivou ampliar o debate acerca da Educação Ambiental, que é uma necessidade e uma emergência que deve se constituir contou com a em prioridade educacional, responsabilidade geracional e dever ético de todo cidadão. 

O Painel “Desafios à educação e à sustentabilidade no antropoceno” contou copm a  palestra do Prof. Dr. Jefferson Marçal da Rocha, traz  o  ANTROPOCENRO A  ERA DOS HUMANOS .

O ANTROPOCENO

“... intervalo de tempo presente  no qual

muitas condições   e processos

geológicos são profundamente alterados

pelas atividades humanas

estas abrangem: erosão,

composição química da atmosfera,

oceanos, solos, etc. Com perturbações antropogênicas

nos ciclos de elementos...,”

O professor Jefferson fez uma abordagem sobre a  (in)sustentabilidade do capitalismo, seus fracassos: econômico, social e técnico ambiental. Abordou também,  a educação e a sustentabilidade. O que devemos “construir com os nossos alunos?  O que é educação? Que educação precisamos?  No que se constitui a sustentabilidade? O que é o consumo? O que é o consumismo? O que é  “bem viver?

Concluiu deixando uma provocação:

“A história nos ensina, mas não tem alunos’’  (Gramsci)

Público
02210449-publico.jpg - Foto: CEEd/RS

“Onde está o conhecimento que perdemos com a informação? Onde está a sabedoria que perdemos com o conhecimento? (T.S.Eliot)  

Finalizada a fala do Professor Jefferson, foi aberto  espaço para debates.  

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul