Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL REALIZOU SESSÃO PLENÁRIA FESTIVA

COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DO CEED//RS - 1962 - 2022

Publicação:

Plenária  Festiva   23 11 2022  Mesa
24111623-plenaria-festiva-23-11-2022-mesa.jpg
Por CEEd/RS

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, numa  manhã carregada de emoções, histórias e de comemoração, com a presença de pessoas tão especiais, no dia  23 de novembro de 2022,  com início às  9 horas, no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre,  realizou Sessão Plenária Festiva, como parte integrante das comemorações alusivas aos   60 ANOS do CEEd/RS, celebrados  neste ano de 2022. 

00:00:00/00:00:00

COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DO CEED/RS - 1962 - 2022

COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DO CEED/RS - 1962 - 2022 Crédito: CEEd RS Conselho Estadual de Educação RS

A Sessão iniciou com  apresentação das crianças da Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que desenvolve  CAFF o 

Esc Edc Inf  CAFF  A 23 11 2022
26165926-esc-edc-inf-caff-a-23-11-2022.jpeg
 Projeto Brincando de Capoeira, que tem o objetivo de contribuir para a formação corporal e social do aluno, por meio da capoeira. Integrando brincadeira, dança, história e musicalidade com o trabalho de flexibilidade, força e equilíbrio, seu ensino auxilia também na construção da inteligência e da criatividade, potencializando assim, o desenvolvimento integral da criança.  

Em seguida,  estudantes do Curso Normal da Escola Estadual Normal 1° de Maio, de Porto Alegre, apresentaram  o projeto de estudos sobre como explorar e valorizar a cultura  com apresentação  de  uma contação de história, demonstrando, de forma lúdica, como trabalhar a Consciência Negra, com as crianças. 

EscEst Normal 1 de Maio  23 11 2022
26165753-escest-normal-1-de-maio-23-11-2022.jpeg - Foto: SEDUC RS
Camerata Ivoti  23 11 2022
26165823-camerata-ivoti-23-11-2022.jpeg - Foto: SEDUC RS
Na sequência, o público presente, foi agraciado com  a  apesentação  da Camerata Ivoti e do Grupo de Violinos do Instituto Ivoti, de Ivoti. A Camerata Ivoti é uma das três orquestras da Ascarte/Instituto Ivoti e é composta por estudantes da educação básica, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Ivoti e professores. A Camerata já realizou sete turnês, levando a música brasileira por vários países da Europa.  O programa contou com a seguinte pauta. Divertissement; - Atrevidinha; Sagolandet; Sanduíche da laranjada doce; John Ryans  e  Brilha, brilha estrelinha e  Jingle Bells Rock. 

A Mesa de Abertura contou com: a Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Conselheira Fátima Ehlert; a     Secretária-Adjunta de Educação do RS, Stefanie Eskereski, representando a Secretária Estadual de Educação, Professora Raquel Teixeira e o Governador do Estado, Senhor Ranolfo Vieira Júnior; o Presidente do FONCEDE e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Conselheiro Tonassi Souto; o Reitor Interino da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Professor Fernando Guaragna e   Coordenadora Estadual da UNCME-RS, Professora Fabiane Bitello Pedro. Presentes também,  Prefeitos Municipais, Vereadores,  Coordenadores/as Regionais de Educação, Secretários/as Municipais de Educação, Diretores de Escolas, Representantes de Entidades e Instituições de Ensino, Ex-Presidentes do CEEd/RS; Conselheiros/Conselheiras e público em geral.   

A Cerimônia  contou com um momento de entrega de Certificados de Reconhecimento à  Ex-Presidentes do Conselho, aos atuais Conselheliros(as) ,  aos  Estabelecimentos de  Ensino  que tiveram os primeiros Atos aprovados, no ano do aniversário de 60 anos, nas diferentes categorias. 

Os integrantes da Mesa fizeram uso da palavra, na ocasião em que declaram, em sua unanimidade,  a  importância do Conselho Estadual de Educação no Sistema Estadual de Ensino,  e parabenizaram  o Órgão  pelo relevante serviço prestado à  educação gaúcha,  ao logo  desses sessenta anos de existência.  

Na sequência o Presidente do FONCEDE, Conselheiro Ricardo Tonassi Souto, proferiu fala sobre “A importância dos Conselhos Estaduais de Educação para a efetivação das políticas educacionais”, pois um dos objetivos de comemorar as seis décadas deste Conselho é fortalecer o seu papel junto à sociedade gaúcha no acompanhamento das políticas públicas educacionais que precisam garantir a oferta, a permanência e a aprendizagem de todas as crianças e estudantes, bem como o cumprimento da legislação.

 A partir deste momento foram homenageados, com a entrega de Certificados de Reconhecimento, os  ex-presidentes que atuaram ao longo dos anos  e que contribuíram com suas lideranças e conhecimento -  Iara Sílvia Lucas Wortmann – presidiu o Conselho no período de 16/03/1993 a dezembro de 1994; Líbia Maria Serpa Aquino - 06/05/1998 a 15/04/2000; Antonieta Beatriz Mariante - 16/04/2000 a 11/03/2003; Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca - 09/03/2005 a 15/04/2008 e 23/05/2018 a 15/04/2020 e Cecília Maria Martins Farias - 25/03/2009 a 15/04/2010; de 28/05/2014 a 11/03/2015; e  de 11/03/2015 a 07/03/2017;  as entidades com assento no Conselho Estadual de Educação, Conselheiros e Conselheiras que compõem o Colegiado neste ano de 2022, bem como às Instituições de Ensino que tiveram deliberações aprovadas em diferentes categorias neste ano. A saber:

Categoria: Educação Infantil - Creche

Colégio Adventista de Porto Alegre

Deliberação nº 55/2022 que Credencia o Colégio Adventista de Porto Alegre, em Porto Alegre,  para a oferta da Educação Infantil, na faixa etária de 3 anos.

Foi covidado para receber o Certificado, o Diretor do Professor Laureci Bueno do Couto

Categoria: Educação Infantil

Escola Municipal de Educação Infantil Vendelino Waldemar Rauber

Deliberação nº 261/2022 que credencia a Escola Municipal de Educação Infantil Vendelino Waldemar Rauber, antes denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Vendelino Waldemar Rauber para a oferta da Educação Infantil, na faixa etária de 0 a 3 anos.

Foi convidado  para receber o Certificado, o Prefeito Municipal de Tuparendi Leonel Fernando Petry

 

Categoria: Ensino Fundamental

Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia

Deliberação nº 38/2022 que Credencia a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Vicente da Maia, em Erechim, para a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental. Autoriza o funcionamento dos anos finais do Ensino Fundamental, nessa Escola.

Foi convidada para receber o Certificado, a Coordenadora da 15ª CRE, Juliane Bonez.

 

Categoria: Ensino Médio

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Caxias do Sul

Deliberação nº 198/2022 que Credencia o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Caxias do Sul, em Caxias do sul, para a oferta do Ensino Médio, passando a integrar o Sistema Estadual de Ensino.

Foi convidado  para receber o Certificado  o Diretor do Colégio Major Juliano André Amaral

 

Categoria: Educação Indígena

Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Vanheky Vei-Tcha-Téiê

Deliberação nº 187/2022 que Manifesta-se favorável à criação da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Vanheky Vei-Tcha-Téiê, no município de São Francisco de Paula.

foi convidada  para receber o Certificado Coordenadora da 4ª CRE,  Stela Maris Costa.

 

Categoria: Educação de Jovens e Adultos Ead

Unidade de Ensino Médio Machado de Assis do Centro Tecnológico Machado de Assis

Deliberação nº 42/2022 que Credencia, por 3 anos, a Unidade de Ensino Médio Machado de Assis, do Centro Tecnológico Machado de Assis, em Santa Rosa, para a oferta   do Ensino Fundamental – anos finais e do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na forma de Educação a Distância, para estudantes maiores de 18 anos.

 

foi convidada  para receber o Certificado, a Diretora do Centro Tecnológico Machado de Assis Mônica Gasparatto

 

Categoria: EJA Turmas descentralizadas

NEEJA Desembargador Alaor Antônio Terra, na Penitenciária Estadual de Porto Alegre

Deliberação nº 173/2022 que Acolhe o pedido da Secretaria da Educação quanto à oferta de Turmas Descentralizadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no NEEJA Desembargador Alaor Antônio Terra, na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.

Foram convidadas  para receberem  o Certificado, a diretora NEEJA DESEMBARGADOR ALAOR ANTÔNIO TERRA,  Hebe Maria Birlem da Silva Massuco e Agente Penitenciário Giovani Soares Oliveira, Diretor do Presídio Estadual de Porto Alegre.

 

Categoria: Educação Profissional  – Presencial

Escola Técnica São Leopoldo - SEG

Deliberação nº 10/2022 que Credencia, por 3 anos, a Escola Técnica São Leopoldo - SEG, em São Leopoldo, antes designada Escola de Ensino Médio São Leopoldo – SEG, para a oferta do Curso Técnico em Informática – eixo tecnológico Informação e Comunicação, desenvolvido de forma concomitante e subsequente na modalidade presencial.

Foi convidada  para receber o Certificado, a Diretora da Escola Maiara Bittencourt Lauxen

Categoria: Educação Profissional  – Ead

Escola de Educação Profissional Alcides Maya

Deliberação nº 04/2022 que Credencia, por 3 anos, a Escola de Educação Profissional Alcides Maya, em Porto Alegre, para a oferta do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais – eixo tecnológico Informação e Comunicação, desenvolvido de forma concomitante e subsequente na modalidade de Educação a Distância,  para estudantes maiores de 18 anos.

 

Foiram convidados  para receber o Certificado, o Presidente da mantenedora Isio Eizerick e Diretora da Instituição Devanir Ossemer Eizerick.

Categoria: Curso de Especialização Técnica – Presencial

Colégio Sinodal Progresso

Deliberação nº 19/2022 que credencia, por 3 anos, o Colégio Sinodal Progresso, em Montenegro, para a oferta do Curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, desenvolvido na modalidade presencial.

 

Foram convidados   para receber o Certificado, o Diretor Lório José Schrammel acompanhado do Coordenador Geral de Ensino Fernando Troes e o Gerente Administrativo Cristian Renz

 

Categoria: Educação Superior

Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, desenvolvido na Unidade em Porto Alegre, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

Deliberação nº 129/2022 que Reconhece, por 5 anos, o Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, desenvolvido na Unidade em Porto Alegre, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.

Foram convidados para receberem  o Certificado, o Reitor interino Fernando Guaragna  e o Coordenador do Curso Dr João Alvarez Peixoto.

 

Categoria: Educação Especial

Escola de Educação Especial Recanto de Luz

Deliberação nº 273/2022 que Credencia a Escola de Educação Especial Recanto de Luz, em Campo Bom, para a oferta do Ensino Fundamental e Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, passando a integrar o Sistema Estadual de Ensino.

Foi convidada  para receber o Certificado a Diretora da Escola Ana Claudia Santos Hausladen.

 

Categoria: Aprovação de Regimento

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach

Deliberação nº 41/2022 que Aprova o Regimento Escolar para a Educação Infantil – pré-escola e para o Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach, em Cerro Largo.

Foram convidadas  para receberem  o Certificado, a Secretária Municipal de Educação Neiva Fogolari e a Diretora da Escola Lisméia da Silva Ruwer

 

Categoria: Cumprimento de Providências

Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes

Deliberação nº 84/2022 que Considera cumpridas pela Escola , em Caçapava do Sul, as providências na acessibilidade à biblioteca.

Foi convidado  para receber o Certificado, o Diretor da Escola Ademar Teixeira Fonseca.

 

Categoria: Recredenciamento

QI Escola de Educação Profissional - Guaíba

Deliberação nº 37/2022 que Recredencia, por 3 anos, a QI Escola de Educação Profissional - Guaíba, em Guaíba, para a oferta do Curso Técnico em Segurança do Trabalho – eixo tecnológico Segurança, desenvolvido de forma concomitante e subsequente na modalidade de Educação a Distância, para alunos maiores de 18 anos.

Foi convidada para receber o Certificado, a Diretora Executiva do Grupo QI Geral Regina Teixeira, acompanhada da Diretora Regional das Escolas Técnicas da QI – Guaíba Márcia Schneider e Diretora Regional da QI Patrícia Cardoso.

 

Categoria: Equivalência

YAZMIN YAMILETH RAFAEL CABREJOS

Deliberação nº 138/2022 que Declara equivalentes ao Ensino Médio brasileiro os estudos realizados por Yazmin Yamileth Rafael Cabrejos, na República do Peru

Foi convidada  para receber o Certificado,  Yasmin Yamileth Rafael Cabrejos

 

Categoria: Equivalência

CRISTIAN EDUARDO ALVARADO BASUALTO

Deliberação nº 236 que Declara equivalentes ao Ensino Médio brasileiro os estudos realizados por Cristian Eduardo Alvarado Basualto, na República do Chile

Foi convidado para receber o Certificado, Cristian Eduardo Alvarado Basualto.

  Ainda homenageada a Conselheira Percila Silveira  de Almeida, por ser a primeira Conselheira  negra a integrar o CEEd/RS e a Profesora Maria da Graça Fioriolli, representando todos os assessores(as)  Técnicos e Administrativos,  pelos seus  35 anos de dedicação ao órgão.

Para encerrar este evento festivo, a Presidente Fátima  traz o poeta Mário Quintana  “Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar nossos sonhos... e esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo que passa.”

Que os 60 anos do CEEd-RS nos  permita sonhar e consolidar no presente a educação de qualidade tão almejada!

Ao finalizar este evento, nosso coração se enche de gratidão a todos que tornaram este dia possível, com seu trabalho, dedicação e presença. Mais um dia para ser guardado na memória e escrito na história dos 60 anos do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, que segue sendo trilhada por homens e mulheres que acreditam na educação.

Há momentos em que palavras não conseguem traduzir o que sentimos, com certeza este é um deles. Obrigada... obrigada... obrigada!

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul