CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Formação de Professores e Equidade Racial na Educação Básica
Publicação:
O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) promoveu no dia 28 de novembro de 2024, o Seminário de Formação Docente, nas dependências da FAMURS.
A atividade iniciou com um momento cultural que contou com a belíssima e emocionante declamação de poemas e leitura de textos de dois autores negros, o professor, escritor e poeta Oliveira Silveira e a romancista, poetisa e contista Conceição Evaristo, por dois assessores negros, que muito orgulham o CEED/RS, Regina Marques Parente e Jocelias Silva Costa.
Na sequência, imbuídos desse espírito de igualdade e equidade, a programação dessa manhã contou com dois painéis: Primeiro Painel: Formação de Professores: um compromisso com a aprendizagem e equidade, painelistas - Prof. Me. Marcelo Jerônimo Rodrigues Araújo – Subsecretário de Desenvolvimento da Educação; Prof. Dr. Leonardo Beroldt - Reitor da UERGS e Prof. Dr. Alexander Monteiro Cunha – Coordenador da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS, mediado pela Conselheira Fátima Anise Rodrigues Ehlert.
As abordagens versaram sobre a formação do docente que atua na educação básica, os currículos e as práticas pedagógicas para dar conta da escola comtemporânea.
Segundo Painel: Equidade Racial na Educação Básica, painelistas -Profª Dra. Adriana Santos- Fórum Permanente de Educação Étnico –Racial do RS; Profª Dra. Lúcia Regina Brito Pereira – Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras; e Profª Gladis Elise Pereira da Silva Kaercher – Conselheira do CEEd/RS, mediação do : Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha – Presidente do CEEd/RS.
Três falas emocionantes, relatando e dando depoimentos da realidade, apresentando dados estatísticos da posição que ocupam os estudantes negros em relação aos estudantes brancos, na educação básica e na educação superior.
Participaram do evento, Conselheiros/as, Assessores Técnicos e
Administrativos e convidados.
Julgamos que a atividade foi de grande valia, principalmente porque promoveu a sensibilização e a desacomodação daqueles que não acham que tem algo a ver com a situação que foi apresentada pelas painelistas. A Escola tem um papel importante na formação integral do estudante, pois é a primeira instância coletiva que frequenta além da familiar.