CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS REALIZOU 21ª SESSÃO PLENÁRIA FORA DE SEDE
INSTITUTO RIO BRANCO - SÃO LEOPOLDO
Publicação:
Na manhã do dia 27de novembro de 2024, quarta-feira, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) realizou a 21ª Sessão Plenária fora de sua sede, no auditório do Instituto Rio Branco, em São Leopoldo (RS).
O CEEd/RS conta com o PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES, que teve início com a primeira Sessão Plenária realizada fora de sua sede no município de Novo Hamburgo, em 06 de maio de 1988. Na sequência, foram realizada Sessões Plenárias em São Miguel das Missões, Antônio Prado, Cacequi, Jaguarão, São Luiz Gonzaga, Bento Gonçalves, Santo Antônio da Patrulha, Viamão, Cachoeira do Sul, Ivoti, Lajedo, Porto Alegre, Alvorada, Taquari, Novo Hamburgo (2ª vez), Feliz, Santa Cruz do Sul e Campo Bom.
O Projeto tem como o objetivo, aproximar o Conselho da comunidade escolar, visando fortalecer suas funções e a inserção nas comunidades, com acesso à participação da sociedade.
O Conselho Estadual de Educação é o Órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (SEE), regido pela Lei Nº 9.672/1992 e suas alterações é composto por 28 (vinte e oito), dos quais, 14 (quatorze) são indicados por entidades educacionais representativas, e 14 (quatorze) de livre escolha do executivo estadual. Atualmente, o Conselho conta com 27 (vinte e sete) Conselheiros/as nomeados e empossados.
A cerimônia de instalação do CEED/RS, no município de São Leopoldo, iniciou com a Mesa de Abertura que foi composta pelo Senhor Presidente, Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, e pelas Vice-Presidentes, Conselheiras Nirlene Aparecida Silveira Boeri e Sandra Beatriz Silveira.
Na sequência aconteceu a apresentação do coral juvenil do Instituto Rio Branco que, desde 2014, reúne estudantes do 9º ano e do Ensino Médio para explorar um repertório musical variado e com a apresentação do grupo de flautas, que envolve estudantes dos terceiros, quartos e quintos anos da escola. Em seguida a diretora do Instituto Rio Branco, Prof.ª Taciana Feldmann, fez uso da palavra, proferindo a seguinte fala, “Bom dia a todos! Sou a diretora Taciana e é com imensa alegria que lhes dou as boas-vindas ao Instituto Rio Branco. Estamos caminhando rumo aos nossos 200 anos de história, um legado que se iniciou em 1826 e que nos ensina a honrar nosso passado enquanto abraçamos o futuro.
Como a primeira escola evangélico-luterana do Brasil e também a primeira escola privada do Rio Grande do Sul, nossa missão sempre foi de proporcionar uma jornada educacional que transforma vidas. A tradição que nos guia é igualmente acompanhada pela inovação que nos impulsiona em cada passo. Neste ano, enfrentamos desafios significativos, incluindo uma enchente histórica que resultou em perdas materiais incalculáveis, incluindo 60% do acervo de nossa biblioteca, muitos materiais didáticos, três pianos, equipamentos de som, luz e informática. No entanto, mesmo diante dessas dificuldades, este tem sido um ano de grandes aprendizagens. A resiliência, a união, a garra e a força de nossa comunidade brilharam intensamente. As demonstrações de solidariedade e ajuda mútua nos mostraram que o que realmente importa são as pessoas — nossos professores e estudantes — e isso foi suficiente para o nosso recomeço. Continuaremos a cultivar a educação integral, a explorar idiomas, a apreciar as artes e praticar esportes, formando não apenas estudantes, mas cidadãos prontos para o futuro – características, essas, das escolas da Rede Sinodal de Educação, da qual fazemos parte.
Sejam todos muito bem-vindos ao Instituto Rio Branco! É uma honra tê-los aqui em nossa escola”.
Na sequência, a Senhora Secretária-Geral do Conselho fez a leitura do Temo de Instalação, na presença do Colegiado, da Assessoria Técnica e Administrativa do Conselho, autoridades e convidados.
Dando continuidade à atividade, o Presidente Antônio convida a os demais Conselheiros/as para comporem a Mesa dos trabalhos e declara aberta a 21ª Sessão Plenária fora de sede.
Ana Rita Berti Bagestan – EXECUTIVO; Bruno Ferreira – EXECUTIVO; Carla Tatiana Labres dos Anjos - ACPM; Fabiane Cristina Martins de Oliveira – EXECUTIVO; Fabrício Soares – EXECUTIVO; Fátima Anise Rodrigues Ehlert - FAMURS; Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher – EXECUTIVO; Helenir Aguiar Schurer – CPERS; Karla Fernanda Wunder da Silva – EXECUTIVO; Letícia Grigoletto dos Santos – EXECUTIVO; Luís Felipe Loro – EXECUTIVO; Márcia Adriana de Carvalho – EXECUTIVO; Márcia Sartor Coiro – EXECUTIVO; Oswaldo Dalpiaz – EXECUTIVO; Percila Silveira de Almeida – AESUFOPE;
Raul Gomes de Oliveira – FEDERAPARS; Rose Mary Freitas da Silva - CPERS; Ruben Werner Goldmeyer – SINEPE; Sandra Beatriz Silveira – CPERS; Sandra Balbé de Freitas – SINPRO; Sani Belfer Cardon – SINPRO/RS; Simone Goldschmidt - CPERS e Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca – EXECUTIVO.
Na Sessão, foram apreciadas e aprovadas, por unanimidade, 37 (trinta e sete) Deliberações, dentre as quais credenciamentos e autorizações de funcionamento de escolas, recredenciamentos e equivalências de estudos.
Ao encerrar a Sessão, o Presidente, Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha, agradece à direção do Instituto Rio Branco a acolhida dispensada ao CEEd/RS, nesse 27 de novembro de 2024, ocasião em que o órgão realizou a 21ª Sessão Plenária fora de sua sede.