Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SESSÃO PLENÁRIA COM POSSE DE NOVO CONSELHEIRO

Cerimônia de Posse - 03 de maio de 2023

Publicação:

Colegiado
Colegiado - Foto: CEEd/RS

Na manhã de ontem, quarta-feira última (03/05), o Professor DIEGO DARTAGNAN DA SILVA TORMES tomou posse, como Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), pela Presidente do CEEd-RS, Fátima Anise Rodrigues Ehlert, em cerimônia realizada na Sessão Plenária presencial, com transmissão em tempo real pelo Canal do CEEd/RS, no YouTube, na última quarta-feira (03/05). O Conselheiro Diego ocupa no Colegiado, uma das sete vagas do Executivo Estadual, deixada pelo Professor Marcelo Augusto Mallmann, em janeiro desse ano. O novo Conselheiro é formado no curso de Magistério, séries iniciais, graduado em Letras- Português e Espanhol, especialista em Direito Educacional, Mestre em Educação, Doutor em Educação, Associado à Sociedade Brasileira de Educação Comparada e à Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA). Professor da Rede Municipal de Ensino de Farroupilha, foi membro do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha, entre 2009 e 2014, foi conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Farroupilha (2013 e 2022), foi membro do Grupo de Estudos e Debates Permanente do Regimede Colaboração no Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, foi Vice-presinte da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação, Bolsista do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior- CAPES/Brasil, no projeto intitulado Interlocuções entre Políticas Públicas e Ações Pedagógicas: limites e possibilidades (Grupo de Pesquisa ELOS), foi professor formador do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), foi um dos criadores e coordenadores da política pública de leitura chamada "Projeto Caminhos da Leitura", finalista do prêmio "Viva Leitura" de 2007". Participa do grupo de pesquisa "Conceitos e abordagens na análise de políticas públicas educacionais", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e dos projetos de pesquisa "CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E INTER-RELAÇÕES COM A QUALIDADE DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DA AMCENTRO/RS" e "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: POSSÍVEIS DISRUPTURAS E EMERSÕES",  ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Foi redator colaborador do site Politize. Tem experiência no ensino de línguas estrangeiras (espanhol e italiano), na elaboração, planejamento, execução e avaliação de políticas públicas, e experiência na área de Educação, com ênfase em gestão, planejamento e execução, professor de educação básica, educação a distância e atuação em conselhos de políticas públicas, gestão da educação pública e projetos de leitura e formação de leitores.

Assinatura Termo de Posse
O Professor DIEGO DARTAGNAN DA SILVA TORMES tomou posse, como Conselheiro do CEEd/RS - Foto: CEEd/RS

A Conselheira Odila saudou o novo Conselheiro, dizendo: Diego, me sinto feliz por estar no Conselho, espaço apaixonante. No início, quando chegamos é assustador, os Conselheiros falando de Pareceres, normativas, etc... diz ainda que no início do mandato anotava muito. É um espaço de muito conhecimento, de debates, plural e com o tempo a gente se acostuma e com a tua experiência irá contribuir com este Conselho. O que chamou sua atenção foi a formação inicial do Conselheiro: professor com magistério, séries iniciais; portanto, preparado para participar de qualquer Comissão, desde a educação infantil, fundamental, médio até a educação profissional. Seja bem-vindo. 

Colegiado e Assessores do CEEd/RS
Colegiado e Assessores do CEEd/RS - Foto: CEEd/RS

Conselheiro Diego saúda a todos, afirmando ser uma honra muito grande participar de um órgão de relevância no Estado do Rio Grande do Sul, pelo trabalho que faz e a história que tem. Estar no Conselho é uma tarefa complexa e quanto ao currículo mencionado pela Conselheira Odila, afirmou que quando escolheu ser professor a primeira coisa que ouviu foi um “não”, que veio da própria escola. Em 1996, quando escolheu fazer magistério, a equipe da sua escola disse que o magistério não era profissão par homem. Felizmente, isso mudou significativamente, nos últimos 40 anos, e os “nãos” hoje já não são opção. Afirmou não ser muito combativo e acredita na construção, pois aprendeu nos conselhos municipais de educação. Atualmente, exerce a função de Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha e está na Presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Farroupilha. Entende que as disputas são necessárias, mas sempre de modo adequado, espera aprender muito no Conselho, já leu muitas normativas do Colegiado e espera contribuir com o grupo. Agradece a receptividade.




Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul