CEEd/RS PARTICIPA DA XLIII REUNIÃO PLENÁRIA NACIONAL DO CODISE, EM NATAL

14093414-mesa-de-abertura-do-evento.jpg - Foto: CEEd/RS
Plenária CODISE 2022
14103648-plenaria-codise-2022.jpg - Foto: CEEd/RS

A Diretoria do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos Estaduais de Educação, em parceria com o Conselho de Educação do Rio Grande do Norte, programou para dois dias (10 e 11) uma pauta com temas educacionais de extrema relevância para os Conselhos de Educação de todo o País.

A programação conta com as presenças ilustres da Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Joelma Kremer, ministrando a palestra “Educação Profissional e Tecnológica: uma visão normativa do Brasil frente ao contexto internacional”; da Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE e Ex-Presidente do CEE-PA, Suely Melo de Castro Menezes, ministrando o tema “Ensino Híbrido: diálogo com a escola contemporânea”; da Professora Márcia Maria Gurgel Ribeiro – da UFRN e Secretária Adjunta da Educação – SEEC-RN, apresentando o tema “Desafios: Gestão Escolar Pós-Pandemia”; da Secretária Executiva do CEDF e Presidente do CODISE, Cíntia Cristina Faulhaber, com o tema “Digitalização e descarte de documentos: Normatização”; e “Ensino domiciliar: uma escolha da sociedade?” com o prof. Arthur Torres, Chefe de Gabinete do CEE-SP e Vice-Presidente do CODISE.

CODISE 01

Os dois dias de plenária estão ainda repletos de momentos culturais como: Apresentação da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, sob a regência do maestro Pe. Pedro Ferreira fazendo a abertura; Folheto de cordel 100 Anos de Paulo Freire, recitado pelo autor, Gélson Pessoa; e Apresentação do violonista Sérgio Farias e da soprano Alzeny Nello.

A Reunião Plenária do Colegiado de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação tem por objetivo discutir e propor encaminhamentos sobre assuntos relevantes para a educação brasileira, como também compartilhar experiências exitosas entre os entes federativos, a partir dos trabalhos realizados pelas equipes técnicas e dos colegiados de cada conselho de educação.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Prof Aécio Cândido, “o trabalho dos Codiseanos são indispensáveis para o fazer dos conselhos e os seus resultados demonstram uma rotina profícua que requer um diálogo constante entre os pares para ampliar o debate e manter uma visão expandida das questões e dos desafios enfrentados no cotidiano de cada conselho de educação.”

A Professora Cíntia Faulhaber, presidente do CODISE, ressaltou que “as plenárias deste Colegiado têm como principal propósito capacitar os Secretários e Diretores dos Conselhos de Educação, por meio de debates, discussões, encaminhamentos coletivos e o diálogo permanente, compartilhando experiências, as quais colaboram para uma atuação plena dos codiseanos em seus contextos e cenários”