Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU LIVE SOBRE AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Publicação:

LIVE CEEd AVALIAÇÃO
27150147-live-ceed-avaliacao.jpg

Na tarde do dia 26 de setembro de 2020, às 14h30min, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), promoveu live sobre AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, via canal do YouTube, com a participação da Professora Maria Helena Guimarães de Castro, Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação foi relatora dos Pareceres CNE/CP nº 05 e 11, exarados neste período de pandemia. A convidada do CEEd RS para a importante atividade é socióloga, professora aposentada na UNICAMP, Presidente da Comissão de Formação de Professores e Presidente da ANBAVE/Associação Brasileira de Avaliação Educacional. E também embaixadora do PISA para Escolas do Brasil, além de consultora educacional.

 A atividade foi coordenada pela Presidente, Conselheira Marcia Adriana de Carvalho, que destacou os atos exarados pelo Conselho, os quais estão disponíveis no site do CEEd RS, em especial aos Pareceres CEEd nº 001/2020 e 002/2020 e também o Documento “INDICATIVOS PEDAGÓGICOS PARA REABERTURA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO RS”, construído em parceria com instituições de âmbito estadual e que foi referenciado no Parecer CNE/CP nº 11/2020, de 07 de julho de 2020.

O tema relevante e complexo foi abordado no contexto de excepcionalidade que estamos vivendo e com fundamento nas normas exaradas nesse momento.

A Conselheira Maria Helena abordou o tema com muita clareza e objetividade e respondeu aos questionamentos propostos no chat do Canal, ressaltando, entre tantos pontos que “estamos vivendo tempos nunca antes pensados e que temos de nos reinventar, nos adaptar e encontrar boas soluções.” Ainda disse que “o importante é o monitoramento bem minucioso, bem detalhado, se estamos conseguindo acompanhar o desenvolvimento do aluno ou apenas estamos registrando informações. Só no retorno às atividades presenciais, ninguém sabe quando, somente quando as autoridades sanitárias julgarem seguro o retorno, conseguiremos fazer uma avaliação diagnóstica para prosseguirmos o processo de aprendizado.”

Para quem tem interesse no assunto, basta acessar a live no Canal do CEEd no YouTube via link https://youtu.be/tvRYQA5--0g .

Site do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul