CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIDADE DE VIDA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Seminário: Políticas Públicas e Diretrizes de Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino

Na manhã do dia 10 de novembro de 2021 (quarta-feira),o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, a Resolução CEEd Nº 363/2021, que “Estabelece as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul”. Para celebrar este momento tão importante, o CEEd/RS está realizando um Seminário sobre as questões ambientais, em especial, a Educação Ambiental, que vai desde o cotidiano ao interior da escola. O Seminário é a ação que Culmina as atividades desenvolvidas pela Comissão Temporária, instituída com o objetivo de elaborar minuta de ato normativo sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

O evento contou com a abertura pela Conselheira Marcia Adriana de Carvalho, Presidente do Conselho Estadual de Educação e as mesas de debates serão mediadas pelos integrantes da referida Comissão, Conselheira Lucia Camini, e os Conselheiros Antônio Maria Melgarejo Saldanha e com o acompanhamento da Assessora Técnica Patrícia Rodrigues Braunn.

O evento tem como objetivos:- apresentar as Políticas Públicas e as Diretrizes em Educação Ambiental para o sistema estadual de ensino; - problematizar questões socioambientais em nível estadual e nacional, e a necessária análise política na qual a Educação Ambiental se insere; - dialogar com instituições de diferentes segmentos que promovem Educação Ambiental formal e não formal sobre o compromisso de transformação social e cidadão que a EA promove; - discutir acerca da importância da efetivação de políticas públicas comprometidas com a Educação Ambiental formal e não formal; - dialogar com diversas instituições sobre suas vivências em Educação Ambiental, numa perspectiva político-pedagógica epistemológica.

O Seminário desenvolveu-se em dois momentos, dia 10 de novembro, com a mesa de debate que abordou, especificamente: 1- Educação Ambiental: qualidade de vida para todos os seres vivos na natureza, tema abordado pela Deputada federal, Fernanda Melchiona; pelo Professor Dr.Francisco Milanez – Diretor Científico e Técnico da AGAPAN; e pelo Professor Me. Adair Pozzebon – Coordenador Institucional da Escola Familiar Agrícola de Santa Cruz (EFASC) e Secretário Executivo da Associação Gaúcha Pró-Escolas Familiares (AGEFA), mediada pelo Conselheiro Antônio Maria Melgarejo Saldanha.

Num segundo momento, dia 11 de novembro (quinta-feira) acontecerão duas mesas, com as seguintes abordagens: 1 - Práticas e vivências transformadoras, que contará com a participação dos palestrantes, Professor Dr. José Vicente de Freitas – PPGEAFURG; Cacique Cláudio Acosta: Professor indígena da aldeia GUAJAYVI, em Charqueadas, liderança guarani no Estado e Conselheiro no Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI); Profª Me. Márcia Tomazzoni, Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Guajayvi -Charqueadas, RS; e Profª Me. Márcia Severo Spadoni: Educadora Ambiental do Museu de Ciências Naturais/Divisão de Pesquisa e Manutenção de Coleções Científicas Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, sob a mediação da Profª Dra. Rosmarie Reinehr, PPGAS/UERGS. 2 – Políticas Públicas para implementação da Educação Ambiental , contará com a participação dos palestrantes, Profª Me. Patrícia Mairesse – Coordenadora da Educação Ambiental na Secretaria da Educação - SEDUC/RS; Me. Luiz Henrique Machado do Nascimento – Assessor Técnico na elaboração do Plano Estadual de Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul – SEMA/RS; 3 – Cons. Gabriel Grabowski – CEEd/RS, mediada pela Conselheira Lucia Camini.

A atividade está sendo assistida por representantes de Coordenadorias Regionais de Educação; da Secretaria Estadual de Educação; da Secretaria Estadual do Meio ambiente; de Conselhos Municipais de Educação; de Universidades; de ONGs; de Secretarias Municipais do Meio Ambiente; da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, ainda, por Conselheiros e Assessores do CEED/RS, professores/educadores e público interessado no tema.

O evento está sendo transmitido em tempo real pelo Canal do CEED/RS no YouTube. Será emitido Certificado de participação.

Links relacionados

Conteúdos relacionados